Manchete

O Brasil para os brasileiros

Viagem pela História do Brasil, do jornalista Jorge Caldeira, lançado em livro e CD-ROM, conta a história de um país do ponto de vista do homem comum

Um livro e um CD-ROM de História com o charme de um almanaque. É o que parece a Viagem pela História do Brasil (Editora Cia. das Letras), de Jorge Caldeira, Flavio de Carvalho, Claudio Marcondes e Sergio Goes de Paula. "Nossa idéia era de contar a história da nação, com ênfase não no governo, mas no sujeito comum. Com isso nosso trabalho ganhou um caráter fragmentário. E como contar uma história assim? Com o CD-ROM", explica o jornalista Jorge Caldeira, também autor de uma elogiada biografia sobre o Barão de Mauá.

Para alcançar o maior número de pessoas possível, as informações contidas no CD-ROM também estão num livro, que repete o mesmo apuro de informações e clareza. "O CD-ROM ainda é elite, e como iríamos contar uma história do sujeito comum por um meio chique demais? Quando o projeto foi criado, já pensávamos nesta dupla edição", acrescenta. As ilustrações são preciosas, com diversas reproduções de mapas, cenas da vida brasileira ao longo dos séculos, e inúmeras fotografias que registram desde o jogador Leônidas da Silva dando uma bicicleta até o então sindicalista Lula durante as greves do ABC em 1978.

"A riqueza das imagens é obviamente o aspecto mais visível. Mas deu trabalho para fazer a pesquisa e o texto. Por detrás de sua simplicidade se esconde muita coisa. Quando escreví o livro pensei no brasileiro comum. É minha homenagem aos brasileiros", diz Caldeira.

A Viagem pela História do Brasil foge do padrão espalhafatoso de outros discos de referência. Nada de efeitos sem outra utilidade que distrair a leitura: "Nosso CD-ROM tem a mais avançada tecnologia, mas a idéia de fazer brincadeirinhas nunca passou pela nossa cabeça. Tudo isso foi cortado sem dó nem piedade. A idéia era fazer uma história de valor, não pirotecnia barata".